O resultado do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), divulgado nesta terça-feira (24) pelo Ministério da Saúde, mostra que apenas dois municípios piauienses estão em situação de risco de surto de dengue, chikungunya e zika. O número é o melhor entre todos os nove estados do Piauí. Já Teresina figura com índice satisfatório de controle da dengue.
Apesar do dado positivo, o supervisor de dengue da secretaria estadual de Saúde (Sesapi), Antônio Manoel, afirma que o LIRAa recebeu dados de apenas 60 cidades piauienses e que a situação pode ser tanto pior quanto melhor.
“A gente vem dizendo aos gestores para que eles cumpram o calendário de combate à dengue, que façam a pesquisa, mas muitos não fazem isso. Isso dificulta o conhecimento da real situação da dengue em nosso estado. Apesar disso, o Piauí está em uma situação confortável”, afirmou.
O levantamento mostrou que existe uma pequena elevação (0,9%) no número de casos de dengue entre 1º de janeiro e 14 de novembro deste ano, quando comparado com os dados do mesmo período de 2014.
Um dos fatores que contribuem para o resultado é a seca intensa que assola o estado. “A nossa situação (de estiagem) é muito ruim para nós, mas para o combate à dengue é bom. O nos preocupa é quando começarem as chuvas devemos ter uma explosão de casos. É isso o que acontece todos anos”, contou Antônio Manoel.
Resultado nacional
O resultado do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) indica 199 municípios brasileiros em situação de risco de surto de dengue, chikungunya e zika. Isso significa que mais de 4% das casas visitadas nestas cidades continham larvas do mosquito.
Entre as 18 capitais que o Ministério da Saúde recebeu informações sobre o LIRAa, apenas Rio Branco está em situação de risco. São sete as capitais em alerta (Aracaju, Recife, São Luís, Rio de Janeiro, Cuiabá, Belém e Porto Velho) e dez com índices satisfatórios (Boa Vista, Palmas, Fortaleza, João Pessoa, Teresina, Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Campo Grande e Curitiba). As cidades de Macapá, Manaus, Maceió, Natal, Salvador, Vitória, Goiânia, Florianópolis e Porto Alegre não encaminharam os resultados.