Publicada em 25 de Fevereiro de 2016 �s 12h27
O bairro Dirceu Arcoverde, na zona Sudeste de Teresina, vai contar com uma Escola Técnica Profissionalizante a partir de junho deste ano. O governador Wellington Dias fez uma visita técnica, nesta quinta-feira (25), às obras da escola, que vai atender a cerca de mil alunos do ensino médio voltado para o ensino técnico, nos turnos da manhã e da tarde. A obra e a aquisição de equipamentos contam com investimentos de cerca de R$ 12 milhões, oriundos do Tesouro Estadual, por meio da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), e do Tesouro Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
De acordo com o chefe do executivo estadual, o objetivo é ter uma educação com qualidade envolvendo a profissionalização. “Ainda temos a expectativa de ter, no turno da noite, aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Pronatec”, informou Wellington.
Outro ponto importante abordado pelo governador foi a necessidade de ofertar cursos técnicos de acordo com a necessidade da população do bairro. “A Seduc está estudando quais cursos serão implantados. Os cursos de Técnico em Administração, Contabilidade e Mecânica são previstos para a escola, pois visamos a educação voltada para o empreendedorismo”, declarou Dias, acrescentando que a meta é qualificar os alunos para o mercado de trabalho.
A secretária da Educação, Rejane Dias, informou que o período de matrículas para a escola deve iniciar em julho e as aulas já começam no segundo semestre. “A escola vai atender a 500 alunos em cada turno e terá uma estrutura grandiosa, com refeitórios, laboratórios, ginásio coberto, anfiteatro e auditório”, destacou a gestora.
A secretária destacou a parceria da Seduc com a Controladoria Geral do Estado (CGE), que está acompanhando o andamento de obras a fim de garantir que o cronograma seja cumprido e as obras sejam entregues no prazo determinado. “Estivemos em Esperantina, onde também está sendo construída uma escola profissionalizante nos moldes desta no Dirceu. Estas eram duas das 308 obras da Educação que estavam paradas. Hoje, 80% das obras foram retomadas e a parceria com a CGE foi importante nesse processo de retomada de obras”, afirmou Rejane.
Mais 12 escolas profissionalizantes estão previstas para serem instaladas no estado. Os recursos para a construção destes centros educacionais já estão garantidos e são oriundos de operações de crédito junto ao Banco Mundial. A Secretaria da Educação deve solicitar, na próxima semana, ao ministro Aloísio Mercadante, recursos federais para a instalação de mais 20 escolas técnicas no Piauí.
O controlador-geral, Nuno Bernardes, afirmou que um auditor setorial da CGE está acompanhando constantemente as ações na Seduc. “O objetivo maior dessa ação é de que sejam cumpridos prazos de execução da obra e as demais cláusulas contratuais. Assim, estamos fazendo com o Centro Técnico de Esperantina, cuja previsão de entrega é entre o final de abril e a primeira semana de maio”, explicou Bernades.