Publicada em 11 de Maio de 2016 �s 13h07
Uma parceria entre o Centro de Formação Antonino Freire e a Universidade Federal do Piauí (UFPI) vai possibilitar a formação continuada de professores de língua inglesa da rede estadual de ensino. A meta é que a formação tenha início a partir do segundo semestre deste ano.
A professora Beatriz Gama Rodrigues, da Coordenação de Língua Estrangeira da UFPI, esteve reunida com a diretora-geral do Centro de Formação, Gildete Milu; o diretor de Formação, Sebastião Ferreira; e a professora Maria José Sales, da Gerência de Formação (Gefapi), acertando os detalhes de como será operacionalizada a parceria. A equipe decidiu trabalhar a formação continuada com os professores de língua inglesa da rede estadual, especialmente os professores do ensino médio.
"Primeiro vamos fazer o mapeamento da situação atual desses professores, depois organizar workshops para causar um impacto bem positivo no processo de ensino. Nós conseguimos, por meio do consulado dos Estados Unidos em Recife, receber uma especialista em língua inglesa. Ela tem mestrado em ensino e aprendizagem e chegará dia primeiro de junho e vai ficar conosco trabalhando. Um dos eixos do trabalho dela é a formação continuada de professores de língua inglesa", explica Beatriz.
Nessa primeira etapa, será feita uma espécie de pesquisa entre os professores para definir os temas a serem trabalhados nas oficinas. "Nós queremos que os professores que são alvo desse trabalho digam quais suas necessidades. Temos algumas propostas de temas como por exemplo, o uso de tecnologia em língua inglesa, leitura de textos digitais, trabalhar com jogos, mas também vamos dar espaço para que os próprios professores possam sugerir outros temas", diz a professora da UFPI.