Publicada em 23 de Fevereiro de 2016 �s 10h12
O presidente da Fundação Antares - Rádio e Televisão Educativa do Piauí, Humberto Coelho, participou da Assembleia Geral da Associação Brasileira de Emissoras Públicas Educativas e Culturais (Abepec). O evento, realizado em Recife (PE), nos dias 18 e 19 deste mês, serviu para aprovar mudanças importantes nos estatutos da Abepec. Entre elas, a decisão de abrir a entidade à participação de variados modelos de áudio e vídeo, além de radiodifusão.
“Com a abertura aprovada, na semana passada, por meio de alteração no estatuto da associação, espera-se ampliar para mais de uma centena o número de associados, agregando emissoras de rádio e TV universitárias, comunitárias e comerciais educativas”, informou Humberto Coelho. Além disso, deverão também integrar a Abepec canais públicos da cidadania, de educação e saúde (TV aberta e fechada) e canais educativos via web, entre outros.
O presidente da Fundação Antares explicou que a TV piauiense é uma das instituições – a maioria é composta por emissoras públicas de televisão – que integram a Abepec. Atualmente, cerca de 20 entidades compõem a associação. A assembleia geral foi convocada para tratar, entre outros temas, de mudanças no estatuto da Abepec, visando a adequação das normas à realidade do mercado audiovisual, que vem sofrendo transformações com a inclusão de novas tecnologias.
Humberto Coelho citou, como exemplos dessas novas tecnologias, a transmissão digital de sinal de TV e o advento da multiprogramação.
Multiprogramação
A reunião da Abepec aproveitou a agenda do Seminário Internacional de Comunicação, promovido pela Empresa Pernambucana de Comunicação (EPC), e reuniu dirigentes de emissoras públicas de rádio e TV de várias partes do Brasil. Na oportunidade, foram debatidas perspectivas para a EPC e também temas diretamente ligados à comunicação pública.
Porta voz dos meios de comunicação pública do País, a Abepec pretende retomar o papel de protagonista nos debates acerca dos interesses da comunicação pública, em especial, no que diz respeito à transição das TVs públicas para o Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T).
O presidente da Abepec, Israel do Vale, mantém conversação com o Ministério das Comunicações para estender às emissoras públicas dos estados os canais de multiprogramação.