O Conselho Superior da Defensoria Pública realizou, nesta sexta-feira (24), a 61ª Sessão Extraordinária, oportunidade em que foi escolhida a defensora pública de categoria Especial, Ana Patrícia Paes Landim Salha, como a nova corregedora-geral da instituição, para o biênio 2017/2019.
Ao abrir os trabalhos, a presidente do colegiado e defensora pública geral, Hildeth Evangelista, informou aos conselheiros sobre a sessão solene para a recondução dela ao cargo de defensora pública geral, que será realizada na segunda-feira (27), às 10h, no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdepi).
“Optamos por fazer uma sessão administrativa, voltada para o público interno formado por defensores públicos, servidores e estagiários. A sessão será realizada um dia após o término do atual mandato, que encerra no domingo (26) e contará com a presença de todos os conselheiros titulares”, informou a presidente.
Concorreram ao cargo de corregedor-geral, os defensores públicos de categoria Especial Ana Patrícia Paes Landim Salha, Elisabeth Maria Memória Aguiar, Francisco de Jesus Barbosa, Myrtes Maria de Freitas e Silva, Nelson Nery Costa e Osita Maria Machado Ribeiro Costa.
A escolha do nome da defensora Ana Patrícia Paes Landim Salha foi feita pela presidente do colegiado logo após os conselheiros realizarem a eleição, por voto secreto, obedecendo a ordem regimental, como previsto no edital nº 001/2017, que trata do processo para a escolha do corregedor-geral da DPE-PI, sendo formada a lista tríplice com os três candidatos mais votados: Ana Patrícia Paes Landim Salha, com 6 votos; Francisco de Jesus Barbosa, com 4 votos, e Myrtes Maria Freitas e Silva, com 3 votos.
Sessão do conselho superior onde foi formada a lista tríplice e escolhida a nova corregedora( Foto: Lázaro Lemos)
De acordo com o previsto no edital referente ao processo, a presidente do conselho superior e defensora pública geral tem o prazo de dez dias para nomear a nova corregedora-geral da instituição.
Compareceram à sessão desta sexta-feira, além da presidente do conselho e defensora pública geral Hildeth Evangelista; os conselheiros Erisvaldo Marques dos Reis, subdefensor público geral; José Weligton de Andrade, corrregedor geral da DPE-PI; Eric Leonardo Pires de Melo, Alessandro Andrade Spíndola, Dárcio Rufino de Holanda, Ludmilla Maria Reis Paes Landim Moreira Rêgo e Marcos Martins de Oliveira. Presentes o presidente da Associação Piauiense de Defensores Públicos, João Batista Viana do Lago Neto e o ouvidor-geral da DPE-PI, Nayro Victor Lemos Resende Leite. Também presente o defensor público João Castelo Branco Vasconcelos Neto.