Imagem:
Autoridades nigerianas da área de saúde tentam entrar em contato com passageiros e comissários dos dois aviões tomados pelo americano Patrick Sawyer, de 40 anos, que morreu após ser infectado pelo vírus do Ebola. Das 59 pessoas que tiveram contato com Patrick, apenas 20 foram localizadas.
O americano, que trabalhava na Libéria, um dos principais países afetados pela epidemia de Ebola, teria contraído a doença de uma irmã, que também morreu.
De acordo com o site NBC News, o primeiro voo tomado por Patrick na Libéria foi pela Asky Airlines. Mesmo apresentando os sintomas comuns da doença, como vômito e diarreia, o americano foi autorizado a embarcar. Ele então fez duas paradas, em Gana e Togo (nesta segunda parada ele mudou de avião, e rumou para Lagos, a capital da Nigéria).
Durante sua estadia na Nigéria, Patrcik permaneceu em quarentena em um hospital, mas não resistiu à doença e morreu na última sexta-feira, 25.
O Ebola já infectou mais de mil pessoas no continente africano e matou aproximadamente 600 delas na Libéria, Guiné e em Serra Leoa.
O vírus é transmitido por contato direto com sangue, fluidos ou tecidos de pessoas ou animais infectados. Entre os sintomas estão hemorragias, vômitos e diarreia.