O ambulatório do Hospital Alberto Neto, mais conhecido como Hospital do Dirceu, na Zona Sudeste de Teresina, foi reaberto nesta segunda-feira (5). Com isso, a unidade voltou a funcionar em sua total capacidade após ter sido interditada em março, devido a um incêndio, e ter passado por reforma, que foi sendo entregue de forma gradativa.
A primeira entrega foi a do setor de internação, depois, o de urgência e emergência, e, agora, o do ambulatório. Durante a reforma, as consultas haviam sido encaminhadas para Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da região.
Agora, o atendimento volta a ser realizado na unidade. “O hospital volta na sua totalidade. Todas as consultas agendadas e marcadas paras as UBSs vão voltar para o hospital”, afirmou o diretor da unidade, Thiago Macêdo.
Segundo o diretor, o hospital ganhará ainda um aparelho de tomografia e um centro cirúrgico. “Agora, o hospital volta à origem, com todos os setores contemplados nessa reforma. Depois teremos os extras, os ganhos que o hospital teve: o setor de tomografia e o centro cirúrgico, que serão entregues no final do mês”.
Conforme a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, com a implantação do centro cirúrgico e a instalação do tomógrafo, que permite a realização de exames de alta complexidade, "o hospital se tornará uma referência", porque a população não precisará se dirigir a outros hospitais, como o de Urgência (HUT), para ter atendimento.