Publicada em 01 de Junho de 2016 �s 12h07
Alunos piauienses podem se inscrever no Jovem Senador, projeto anual que seleciona, por meio de um concurso de redação, 27 estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais, com idade até 19 anos, para vivenciarem o trabalho dos senadores. Para participar, os alunos devem estar regularmente matriculados no ensino médio, nas modalidades: regular, ensino técnico integrado ou na educação de jovens e adultos, das escolas públicas estaduais. A organização do concurso veda a participação de estudantes que já tenham vencido o Concurso de Redação ou tenham sido Jovens Senadores.
Este ano, os alunos desenvolverão redações dissertativo-argumentativas com o tema Esporte: Educação e Inclusão e com extensão de 20 a 30 linhas.
O projeto Jovem Senador estimula a reflexão sobre política, democracia e exercício da cidadania, provocando a reflexão sobre a importância da atuação individual e coletiva para a consolidação dos valores éticos que constroem uma nação.
Para a professora Márcia Reijane, coordenadora do programa na Seduc, “todos os alunos do ensino médio devem aproveitar essa oportunidade de vivenciar o papel do senador, sair dos seus municípios, conhecerem Brasília, interagir com estudantes de outros estados”, e para as escolas e professores, Márcia diz que “é importante fortalecer a leitura e escrita dentro da escola”.
Serão selecionados, em processo de três etapas, 27 finalistas — um por unidade da Federação. Na primeira etapa, cada escola seleciona uma redação para representá-la e a encaminha à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) até o dia 19 de agosto. Na segunda etapa, a Seduc seleciona três redações, sem classificá-las, e as encaminha ao Senado Federal, juntamente com as fichas de inscrição devidamente preenchidas e as cópias dos documentos de identificação exigidos na ficha de inscrição.
E por fim, na terceira etapa (nacional), a comissão julgadora do Senado Federal avalia e julga as 81 redações e seleciona 27 finalistas, uma de cada unidade da Federação, classificando o primeiro, o segundo e o terceiro lugar nacionais.
O Piauí já conseguiu o 3º lugar
No ano de 2012, o estudante Rodrigo Brito Sá, do 3º ano do Ensino Médio da Unidade Escolar José Alves Bezerra, em Monsenhor Hipólito, conquistou o 3º lugar na etapa nacional. Rodrigo desenvolveu a redação: "Meu município: uma peça no quebra-cabeça brasileiro".
“O programa foi uma experiência única onde tive oportunidade de vivenciar os deveres e responsabilidades dos senadores. Me senti muito feliz por estar representando meu estado a nível nacional. Também conheci outras culturas por meio dos alunos de outros estados que conseguiram a classificação final. Hoje, depois de concluir o ensino médio, fui selecionado para o curso técnico em radiologia pelo SisuTec e cumpro estágio curricular numa clínica particular na cidade de Picos, mas estou estudando para conquistar espaço no ensino superior”, disse o estudante Rodrigo Brito Sá.
E lá, em Monsenhor Hipólito, a U.E. José Alves Bezerra está trabalhando o tema do Jovem Senador a todo vapor. A diretora da escola afirma que desde o início do ano os alunos são divididos em oficinas de produção de redações. “O foco é o Enem, mas os professores de português aproveitam os horários de estudo, complementares às cargas horárias, para trabalhar esses concursos nacionais. E os alunos ficam empolgados para participar, especialmente tendo o exemplo do Rodrigo”, afirma Josefa Ilza, diretora da U.E. José Alves Bezerra.
A escola possui 300 alunos, somente no ensino médio, e todos participam de debates e seminários sobre o tema Esporte: Educação e Inclusão. “Percebemos uma competição sadia entre os estudantes. Todos querem ser o representante da escola e do Piauí para conseguir ir até Brasília disputar a etapa final”, destaca a diretora.