Publicada em 01 de Novembro de 2013 �s 09h54
Os estudantes da rede estadual de ensino estão debruçados sobre os livros de língua estrangeira. A intensificação dos estudos é motivada pela proximidade da divulgação da seleção final do Programa de Intercâmbio Educacional Aprender é uma viagem, que irá levar, no início de 2014, 120 alunos para países de língua inglesa e espanhola.
Para Amanda Ferreira, que é a aluna do Centro de Ensino Médio em Tempo Integral (Cemti) Didácio da Silva, essa é uma oportunidade única. “Minha família não teria como pagar um curso de Inglês em escola particular e muito menos bancar uma viagem ao exterior, por isso estou me dedicando para conquistar uma das vagas do intercâmbio”, destaca.
Já John Myke, que é da mesma turma de Amanda, faz planos de qual cidade pretende conhecer através do programa. “Se eu conseguir a vaga, quero ir para o Canadá, porque lá é bastante rico em cultura, arte e belas paisagens”, revela. Mykaelle Vieira compartilha do mesmo desejo de John, conhecer o Canadá, e por isso está intensificando os estudos. “Meu desempenho está do jeito que eu queria, mas a cada dia me aperfeiçoou ainda mais porque são muitos alunos concorrendo às vagas”, pontua.
Conforme o edital do programa, para conquistar uma das 120 vagas disponíveis, os alunos terão que enfrentar três etapas. A primeira delas, e que já foi realizada, tratava-se de uma prova oral de inglês ou espanhol. Em seguida, os jovens serão submetidos a provas escritas, nas mesmas disciplinas, de acordo com o curso escolhido. E a terceira e última etapa será o cálculo da média aritmética do somatório das notas das provas.
Vale ressaltar que o intercâmbio internacional acontecerá de forma gratuita, sendo supervisionado e custeado pelo Governo do Estado do Piauí. Os estudantes classificados, quando convocados pela Secretaria de Educação e Cultura (Seduc), cursarão o correspondente a um semestre letivo, na modalidade High School, com embarque previsto para início de 2014.
Já os alunos que não forem selecionados para a viagem também viverão uma experiência única. Eles irão se hospedar em um hotel ou resort do estado, com tudo pago pelo governo, onde só poderão falar em inglês ou em espanhol.