Publicada em 02 de Setembro de 2013 �s 13h42
Em muitos municípios contemplados com o programa Projovem Trabalhador, as aulas dos cursos ofertados estão chegando ao fim e os alunos já se preparam para a certificação. A previsão é de que, na maioria das cidades, a qualificação sócio-profissional oferecida pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) seja finalizada ainda no mês de setembro.
No município de São Gonçalo do Piauí, os alunos assistem às últimas aulas da segunda etapa do programa (qualificação profissional), e organizam a solenidade de encerramento dos cursos que será no dia 12 deste mês. Na cidade, 90 alunos são beneficiados com os arcos ocupacionais de Alimentação, Serviços Pessoais e Construção e Reparo II (Instalações).
A coordenadora Estadual do Projovem Trabalhador, Janaínna Portela, esteve em visita a São Gonçalo para supervisionar a execução do programa e aproveitou para conferir o trabalho dos alunos. Segundo a coordenadora, os jovens dominam todas as atividades propostas e se mostram aptos a ingressar no mercado de trabalho. “Ficamos muito felizes ao ver resultados como este. É o que esperávamos do programa”, diz.
Na turma de Alimentação, além das diversas aulas práticas, nas quais os alunos aprenderam a fazer doces, salgados e variados pratos da culinária piauiense, foram feitas visitas técnicas a lanchonetes locais, onde puderam ver de perto como tais pontos de comercialização de alimentos funcionam e são administrados. “As visitas são importantes porque para vender e obter lucro com os alimentos, eles precisarão administrar o negócio” explica a instrutora, Gardênia Fernandes.
Em São Gonçalo, as visitas técnicas aconteceram também em empresas de construção e salões de beleza, nos quais os alunos das outras duas turmas puderam conferir a atuação dos profissionais no seu local de trabalho. “Vimos o trabalho dessas pessoas que já possuem experiência e percebemos que as tomadas, lâmpadas e as outras instalações que fizemos estão boas. Estamos no caminho certo”, avalia a aluna de Instalações, Francileide Alves.