Publicada em 25 de Julho de 2013 �s 17h20
Talento, habilidade e muito esforço. Essas palavras descrevem o trabalho dos alunos no time de handebol da escola Caic Professor Balduíno Barbosa de Deus. Os atletas piauienses são destaque no Brasil e no mundo por grandes conquistas alcançadas na modalidade. Em 2012, a equipe foi vice-campeã na competição brasileira ganhando, além do título, o direito de participar do programa Bolsa Atleta.
Recentemente, foi divulgado o resultado da seleção do programa, onde quinze membros do time do Piauí foram contemplados e receberão o auxílio financeiro do Governo Federal para garantir o suporte necessário à continuidade das atividades esportivas. Para Giuliano Ramos, técnico do Caic, a bolsa é um incentivo a mais para que o time siga firme em busca de mais vitórias para o Estado.
“Esse apoio é fundamental para qualquer atleta se preparar melhor para as competições. Além disso, o Bolsa Atleta vai estimular cada vez mais os nossos alunos a despertarem a vontade de treinar e competir. Nós queremos agradecer ao Governo do Estado e à Secretaria da Educação pelo apoio que tem nos dado. Sem isso, não teríamos conseguido os títulos que temos”, destaca Giuliano.
O dinheiro que será enviado aos atletas do Caic Balduíno deve servir para ajudar na compra de material como camisas, bolas e outros equipamentos, além da alimentação e preparo físico da equipe. Atualmente, o time se prepara para disputar o Campeonato Brasileiro de Handebol Masculino, que serve de seletiva para a etapa mundial.
De acordo com o secretário de estado da Educação, Átila Lira, o esporte tem sido um grande aliado na melhoria do ensino nas escolas da rede pública piauiense. Ele ressalta que o Governo do Piauí tem investido para dar mais oportunidade aos estudantes.
“Nós acreditamos que o aluno motivado através de atividades esportivas tem mais chance de elevar seu rendimento escolar. Temos vários exemplos espalhados por todo o Estado, por isso estamos investindo nessa área, construindo e reformando quadras poliesportivas para oferecer mais conforto e espaços apropriados para o esporte e lazer no ambiente escolar”, afirma o secretário.
Entre os títulos mais significantes da equipe estão: tri-campeão da Copa Nordeste de Seleções Cadete Masculino; medalha de ouro nas Olimpíadas Escolares Masculino; tri-campeão da Copa Nordeste Juvenil Masculino; 1º lugar no Campeonato Brasileiro Escolar; 3º lugar do Campeonato Brasileiro de Clubes Juvenil; 8º lugar no Campeonato Mundial Escolar de Handebol; duas vezes: vice-campeão do Campeonato Brasileiro de Clubes Cadete Masculino, entre outros.