O SISU (Sistema de Seleção Unificada) do Ministério da Educação abriu suas inscrições nesta segunda-feira (6) para cursos superiores em universidades de todo o país. No Piauí, os alunos das escolas públicas encontram apoio de professores, coordenadores, diretores e gerentes da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), que também disponibiliza seus laboratórios para que os alunos realizem as inscrições.
A jovem Luisa Tayná (17 anos) concluiu o 3° ano do ensino médio em 2013, na Unidade Escolar Aprígio Pereira Bezerra, município de São Julião. A adolescente já fez sua inscrição e está animada para a aprovação.
"A escola ajudou muito na minha preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Juntando uma boa estrutura, professores qualificados e o esforço pessoal, obtive uma média de 634,78 pontos e espero ser aprovada em Psicologia na Uespi de Teresina ou na Univasp de Petrolina-PE", nos conta Tayná.
Alberto Machado, gerente da 21ª GRE (Gerência Regional de Educação), relata que escolas que têm o Programa Escola Aberta, como o Didácio Silva no bairro Dirceu Arcoverde, em Teresina, estão com os laboratórios de informática à disposição da comunidade.
"Quem deseja efetuar sua inscrição no SISU vai encontrar uma equipe preparada para orientá-lo no Cemti Didácio Silva. Estamos também nas redes sociais lembrando e orientando todos os nossos alunos para que não percam a data e façam uma boa escolha", destaca o gerente.
Além do ensino regular, a Seduc desenvolve diversas ações na preparação dos alunos para o Enem, como o Programa Mais Saber por exemplo. Projetos que orientam os alunos a escolherem suas futuras profissões também estão presentes nas escolas de sua rede, como é o caso do Simpósio das Profissões, desenvolvido pelo Cemti João Henrique, localizado na zona Sul de Teresina.
As inscrições no SISU vão até o próximo dia 10. Na primeira edição deste ano, estão sendo ofertadas 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior.
Mais informações em:
sisu.mec.gov.br