Publicada em 05 de Junho de 2013 �s 15h28
Na manhã desta quarta-feira (5), 21 alunos da Unidade Escolar Tertuliano Milton Brandão estiveram presentes no 11º Salão do Livro do Piauí (Salipi). Os estudantes do 6 º ano do Ensino Fundamental foram levados ao evento por serem os que mais se destacaram no Projeto de Leitura desenvolvido pela escola.
A professora Francisca, responsável pela biblioteca da escola, explica que o projeto de leitura é incentivado, principalmente, aos alunos do 6º ano, devido ser a série em que foi detectado o maior número de casos de dificuldade de leitura. "Estimulando a leitura, já nos primeiros anos da segunda fase do Ensino Fundamental, irá melhorar a capacidade que esses alunos têm de compreender todas as disciplinas, facilitando o aprendizado", acredita a professora.
Evander Mateus, de 11 anos, aluno do turno manhã, conta que foi o primeiro a ser convidado para o passeio. "Eu achei legal porque eu sou o menino que mais lê na sala e fui o primeiro que foi chamado. Além de mim foram mais 16 alunos da minha sala", ressalta. O estudante comenta que já leu 13 obras e entre as que mais gostou estão "Moby Dick", do autor americano Herman Melville, e o livro de poesias "Sangue", do poeta piauiense Da costa e Silva, que ele considera "um autor muito legal".
Samuel Guedes, da mesma turma de Evander, também já leu 13 livros e diz que o que mais gostou foi "O Alienista", de Machado de Assis. "A leitura é meio embaraçada, mas a professora me ajudou. Já li 13 livros e pretendo ler muito mais ainda", afirma.
Maria Gomes, professora de Língua Portuguesa da escola, fala que a ideia de trazer os alunos que mais se destacaram na escola para o Salipi objetiva que os estudantes possam adquirir mais conhecimento e ver como funciona o Salão. Ela diz que o Projeto tem ajudado tanto na escola que já se nota uma mudança de 80% no aproveitamento dos alunos em sala de aula. "Quando o aluno é um leitor, ele tem facilidade interpretar. E quando há a interpretação é porque está havendo a compreensão. Eles estão se desenvolvendo muito bem, inclusive na escrita", relata Maria.
Além da visita, considerada um prêmio por todos, os alunos receberam um "cheque" de R$10 reais para que pudessem comprar livros. "Gostei do Salipi porque tem muito livros e dá vontade de comprar todos", empolga-se Evander.
O Salão do Livro
O Salão do Livro do Piauí (Salipi), realizado anualmente desde 2003, é o principal evento da Fundação Quixote e integra o circuito cultural das principais Feiras e Bienais de Livros do Brasil. O evento acontece sempre no mês de junho em Teresina e tem duração de uma semana.