Publicada em 14 de Novembro de 2013 �s 17h12
A alfabetização é o passo mais importante na vida escolar. Ela é responsável pelo sucesso em todas as outras etapas de ensino, contribuindo diretamente na formação social e cultural dos estudantes. É com esse pensamento que acontece, nesta quinta-feira (14), o I Seminário Intermunicipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Pnaic. O encontro, sediado na cidade de Castelo do Piauí, reuniu 11 municípios para debaterem e trocarem experiências exitosas com o foco no aprimoramento das ações pedagógicas.
O Piauí deu um passo à frente no que diz respeito à educação voltada para alfabetizar no período correto. O Palavra de Criança, implantado no estado por iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), serviu de modelo para a criação do Pnaic. O Pacto busca a união de todos que fazem a educação para que as crianças cheguem aos oitos anos de idade possuindo habilidades na leitura, escrita e domínio sobre as quatros operações matemáticas.
Nemone Pessoa, coordenadora Estadual de Programas de Alfabetização da Seduc, representou o secretário Átila Lira no Seminário e destacou a importância do encontro para a melhoria das práticas de ensino e aprendizagem.
"O nosso Estado já vem lutando pela causa da alfabetização na idade certa, antes mesmo da formação do pacto. O governador Wilson Martins e o secretário Átila entendem a importância desse trabalho para garantir o melhor desempenho dos nossos alunos em todas as fases de aprendizagem. Com nossas crianças alfabetizadas no período adequado, nós iremos evitar problemas de evasão, distorção e repetência", afirma a coordenadora.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa atua no sentido de capacitar os professores (alfabetizadores), além do incremento de jogos, material didático, dinâmicas e outras metodologias de ensino voltadas para resultados.
De acordo com Amparo Maia, secretária municipal de Educação de Castelo, o momento permite a ampliação do conhecimento no âmbito da alfabetização. "Nós somos o primeiro município a sediar esse Seminário. A educação é uma construção coletiva e por isso é importante trocar experiências para fazermos a alfabetização acontecer de maneira cada vez mais eficaz", destaca.
Palestras, mesa-redonda, dinâmicas e apresentações de trabalhos fazem parte da programação do Seminário, que segue até o final da tarde desta quinta (14).
Municípios participantes:
Assunção do Piauí
Boa Hora
Boqueirão
Buriti dos Montes
Cocal de Telha
Campo Maior
Castelo do Piauí
Juazeiro do Piauí
Teresina
São João da Serra
São Miguel