A Assembleia Legislativa convocou lideranças políticas e comunitárias para a audiência pública que será realizada nesta segunda-feira (9), a partir das 9 horas, para discutir a problemática da ampliação do Aeroporto Petrônio Portela, o que implica na desapropriação de mais de 100 imóveis construídos no entorno da pista de pouso. A audiência será realizada no Plenarinho da Alepi.
O caso vem sendo discutido em várias instâncias, mas sem chegar a um consenso. As lideranças comunitárias não aceitam sair de suas casas onde moram há mais de 40 anos, no entanto, a Prefeitura de Teresina e a Infraero entendem que a ampliação da casa de passageiros e da pista de pouso e decolagem é necessária sob o risco de que Teresina fique sem condições de receber aviões de grande porte já nos próximos dois anos.
Durante a audiência, com a participação da população residente na área, devem ser discutidos temas como a própria desapropriação, a construção de um novo aeroporto em outro local e, ainda, a possibilidade de que os recursos orçamentários já alocados sejam devolvidos por falta de uma definição sobre a sua aplicação.