A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou recentemente o requerimento do deputado estadual Fernando Monteiro (PTB), solicitando a Suzano Papel e Celulose, a doação de 300 hectares de terra, para a realização de um projeto agrícola no município de Monsenhor Gil, que irá absorver a mão de obra qualificada das 300 mulheres demitidas pela empresa, que anunciou recentemente a paralisação dos investimentos no Estado.
Durante reunião entre Fernando Monteiro, o senador Wellington Dias (PT), e um grupo de mulheres demitidas, o petista afirmou que vai buscar não só a cessão da terra, mas também do viveiro. “Para voltar ao trabalho, esta mulheres necessitam não só da terra, mas também da estrutura do viveiro para produzir as mudas de eucalipto”, explicou o senador.
Outras duas alternativas também foram apresentadas para solucionar o problema: Buscar uma nova empresa do ramo para aproveitar a mão de obra qualificada ou criar um projeto de produção de mudas, que poderão ser adquiridas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
“Como o secretário de Desenvolvimento Rural, Rubem Martins já tinha avaliado como viável a implantação de um projeto de hortaliças e mudas em Monsenhor Gil, o senador Wellington Dias apresentou também esta alternativa. Vamos abrir diálogo com a Codevasf, para que esta compre uma grande quantidade de mudas, para o projeto de recuperação da margem do rio Parnaíba”, explicou Monteiro.