Publicada em 09 de Maio de 2013 �s 14h21
A Agespisa vai iniciar na próxima semana uma série de testes no Sistema Adutor de Piaus, obra que está sendo executada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí. Na manhã desta quinta-feira (9), o presidente da companhia, Antonio Filho, e o secretário de Meio Ambiente, Dalton Macambira, estiveram reunidos com técnicos das duas instituições para acertar detalhes do trabalho.
A obra, que está em fase de conclusão, vai garantir água de qualidade para mais de 25 mil pessoas dos municípios de São Julião, Fronterias, Pio IX, Vila Nova do Piauí e Campo Grande do Piauí. O sistema inclui uma adutora de 111 quilômetros, uma Estação de Tratamento de Água e nove estações elevatórias de bombeamento.
“Estamos verificando todas as informações sobre operação e manutenção para garantir o bom funcionamento do sistema”, ressaltou Antonio Filho. Ao todo, foram investidos cerca de 40 milhões na obra, recursos do Ministério da Integração/PAC 2.
O secretário de Dalton Macambira ressalta a importância do sistema que será operado pela Agespisa. “Os municípios que serão atendidos enfrentam sérios problemas com a estiagem. Muito já estão recebendo ajuda de carro pipa e com a conclusão do Sistema Adutor de Piaus as cidades passarão a ter água de qualidade e com regularidade”.