Um túnel foi flagrado pelos agentes penitenciários da penitenciária José de Ribamar Leite, na zona Sul de Teresina. Ainda incompleto, o buraco daria acesso à área externa dos pavilhões aos quinze presos que havia na cela onde foi cavado. O buraco foi fechado com uma cobertura de cimento.
De acordo com informações do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), durante uma ronda, por volta das 2h da madrugada de quinta-feira (15) os agentes perceberam um barulho próximo ao portão frontal dos pavilhões, ainda dentro da área externa do presídio.
O túnel foi estava praticamente completo, e dava acesso ao pátio frontal da penitenciária. A outra ponta do buraco foi descoberta dentro da cela de número 7 do pavilhão B. De acordo com o Sinpoljuspi, havia cerca de quinze presos na cela, que teriam acesso à área externa através do túnel.
Após a descoberta do túnel, os presos da cela 7 foram transferidos para outras celas, e os agentes preencheram o túnel. Segundo a Secretaria de Justiça, não houve confronto com os agentes ou tentativa de motim. Será analisada a necessidade se transferir os detentos para outra unidade.
Leia abaixo a íntegra da nota da Secretaria de Justiça:
A diretoria da Penitenciária José Ribamar Leite informa que foi evitada, nesta quinta (15), uma fuga de detentos na unidade. Durante a madrugada, agentes penitenciários escutaram ruídos de pancadas vindas de umas das celas. Eles se dirigiram ao local e constataram a existência de um buraco na parede. Imediatamente, os detentos foram removidos para uma cela isolada em outro pavilhão e o buraco foi tampado. Não houve motim ou confronto. Na segunda (19) será analisada a necessidade de transferência dos detentos para uma outra unidade. Todas as unidades penitenciárias do estado estão com segurança reforçada para o fim de semana, a fim de evitar alterações no sistema penitenciário.