Agentes penitenciários abortaram na madrugada desta terça-feira (10) mais uma tentativa de fuga na Penitenciária Irmão Guido em Teresina. Desta vez, presos das celas 1,2,3, 5 e 6 do Pavilhão B, serraram as grades e cavaram um túnel. De acordo com o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), no total 70 detentos tentaram escapar do presídio.
“Eles cavaram esse túnel usando baldes e vergalhões das paredes. Os agentes perceberam uma movimentação estranha e abortaram a fuga”, disse o diretor administrativo do Sinpoljuspi Cleiton Holanda.
Segundo o sindicato, alguns presos ainda conseguiram pular o muro da penitenciária. “Eles usaram uma corda feita com lençóis e roupas e pularam o muro, mas os agentes conseguiram capturar. Isso também é facilitado porque a cerca eletrônica ainda continua sem funcionar”, afirmou o agente.
A denúncia de que a cerca elétrica e os sensores de presença estão sem funcionar há quase dois anos, já foi mostrada pelo G1 em duas reportagens publicadas este ano. Os agentes avaliam que a deficiência no sistema de segurança acaba facilitando as fugas.
A Secretaria Estadual de Justiça disse que ao todo 58 tentativas de fugas foram abortadas este ano em todo o sistema penitenciário do estado. Em nota, a Sejus também falou que tem intensificado as vistorias nas unidades prisionais, de modo a coibir esse tipo de ação e está elaborando um plano de reforma da Irmão Guido, para dar mais estrutura e segurança à unidade, que foi construída de forma inadequada.