Publicada em 04 de Novembro de 2013 �s 16h40
Trabalhadores seguem em ritmo acelerado para finalizar a construção do Aeroporto Internacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, a 517 quilômetros de Teresina. A obra está em fase de acabamento, com a colocação de piso, revestimento, instalação de aparelhos nos banheiros e finalização do estacionamento.
De acordo com a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), o Governo do Estado deve inaugurar no início de 2014. A celeridade das obras foi afetada pela greve dos bancários no último mês de setembro, impossibilitando o repasse dos recursos finais pela Caixa Econômica Federal e a análise das planilhas da obra. No total, R$10 milhões foram investidos. Os recursos são oriundos dos Governos Estadual e Federal.
Com 3.578,08 metros quadrados de área construída, o aeroporto estimulará o fluxo de turistas da região Sul do Estado, que abriga o Parque Nacional Serra da Capivara e Museu do Homem Americano.
A superintendente de Obras da Seinfra, Cristina Lages, avalia os benefícios da obra, que contribuirá com o fortalecimento do transporte aéreo no Estado. “Com o aeroporto, a cidade, que já atrai uma grande quantidade de turistas todos os anos, vai receber muito mais. O fomento ao turismo promoverá o desenvolvimento da região de São Raimundo Nonato”, considera.
Há muito tempo, o aeroporto é ansiado pela população piauiense, bem como pela pesquisadora francesa Niéde Guidon, que desenvolve estudos na área de arqueologia no sítio junto às equipes de arqueólogos brasileiros e franceses. Os achados mais antigos encontrados no Parque Nacional Serra da Capivara datam de aproximadamente 48 mil anos.