Publicada em 05 de Agosto de 2015 �s 17h19
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou, nesta quarta-feira (5), no Diário Oficial da União a autorização de voos para o aeroporto de São Raimundo Nonato, permitindo que o terminal possa receber voos comerciais. O aeroporto deve ser inaugurado no final do mês de agosto. A inscrição no cadastro de aeródromos brasileiros tem validade de dez anos.
De acordo com o Secretário de Transportes, Guilhermano Pires, nas próximas 48 horas, as informações devem ser divulgadas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo permitindo que as operações possam ser efetuados no aeroporto. “Assim que publicada as empresas nacionais que desejem fazer voos comerciais já podem solicitar para operar em São Raimundo Nonato, diretamente com a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac). A empresa Piquiatuba já mostrou interesse em ofertar voos com aeronaves de até 30 passageiros na linha Brasília-Petrolina-São Raimundo Nonato-Floriano e outra linha em direção a Imperatriz. A expectativa é que em breve ofereçam outros destinos, pois estamos aptos a receber aeronaves de grande porte, o que vai beneficiar o turismo e a economia da região”, comemora o gestor.
A governadora em exercício, Margarete Coelho, também comemorou a homologação por entender que não é apenas uma obra isolada, mas que irá beneficiar toda a região. “A Serra da Capivara é um dos destinos mais atraentes do nordeste e do mundo pela sua riqueza histórica, cultural e ambiental. O turismo é uma das indústrias mais inclusivas e envolve uma cadeia de empregabilidade, desde o vendedor de pirulito ao vendedor de passagens aéreas. O aeroporto de São Raimundo Nonato vai abrir as portas do Piauí para o mundo e os turistas vão chegar com dignidade e estimulados a chegar a usufruir de tudo que a região tem a oferecer”, diz .
A pista do aeroporto possui 3.578,08 metros quadrados de área construída e balizamento noturno. O terminal possui um projeto moderno e inovador, com a estrutura no formato de uma capivara, que é um animal símbolo da região, tendo dois andares, guichês, sala de embarque e desembarque, além de auditório para a realização de eventos e posto do Corpo de Bombeiros.