Piaui em Pauta

-
-

Aécio lança campanha nas redes sociais contra votos nulos, brancos e abstenções

Publicada em 02 de Agosto de 2014 �s 07h31


Aécio Neves, durante gravação para o programa eleitoral, nesta sexta-feira  Aécio Neves, durante gravação para o programa eleitoral, nesta sexta-feira  Imagem: Cesar Duarte / Agência O GloboAécio Neves, durante gravação para o programa eleitoral, nesta sexta-feira  Um vídeo estrelado pelo candidato do PSDB à presidência, Aécio Neves, vai ser lançado neste sábado nas redes sociais para inaugurar uma campanha pela redução dos votos nulos, brancos e abstenções, e reforçar propagandas do Tribunal Superior Eleitoral com o mote “Vem pra urna”. Com cerca de 30% dos 145 milhões de eleitores ainda sem candidato atualmente, a campanha do PSDB pretende impedir que a presidente Dilma Rousseff se eleja no primeiro turno e se repitam situações como a de 2010, em que a petista foi eleita com apenas 55,7 milhões dos 135 milhões de eleitores aptos a votar, ou de 2006, quando Fernando Gabeira perdeu para os votos brancos, nulos e abstenções na eleição para governador do Rio de Janeiro. A iniciativa do TSE surgiu após as manifestações de julho do ano passado contra os políticos, para mostrar que o melhor lugar para protestar é nas urnas. A idéia do PSDB é fazer uma campanha institucional, sem pedir votos para seu candidato. Por isso Aécio só vai aparecer no primeiro vídeo de lançamento da campanha, que não será veiculada no horário de propaganda eleitoral do rádio e TV. As peças publicitárias serão veiculadas no Twitter, Facebook, blogs de aliados e militantes da candidatura de Aécio. São vídeos com jingles em ritmo de rock, samba, forró e xote. O material gráfico, cartoons, descansos de tela, template, panfletos vão ser entregues a candidatos em todo país para distribuição em caminhadas, carreatas e comícios. — Vamos chamar os indecisos para irem às urnas, não para votar em mim, mas para praticar o voto consciente. No vídeo de amanhã (sábado), eu encerro com uma brincadeira: “política é igual televisão sem controle remoto. Ou você se levanta e muda o canal, ou vai continuar assistindo o que não quer mais” — diz Aécio. Na campanha do TSE, lançada pelo ex-presidente Marco Aurélio Mello, uma das estrelas é o cantor baiano Carlinhos Brown, que diz: “ê ê ê eu sou brasileiro e mando um beijo pra você! Vem pra urna!” Uma das músicas da campanha tucana diz: “vem pra urna pra fazer a diferença, que mudança não acontece com indiferença”. Enquanto Aécio se preocupa em reduzir o número de abstenções, integrantes da campanha petista, ao contrário, avaliam que Dilma se beneficiaria com o alto número de votos nulos, brancos e ausências. Uma montagem que vem sendo veiculada nas redes sociais contra o voto nulo e branco traz no título: “Você sabia que em 2010 a maioria dos brasileiros não votou em Dilma?” A peça traz os números da eleição em que 135 milhões de eleitores estavam inscritos, mas Dilma teve 55,7 milhões, José Serra (PSDB) teve 43,7 milhões, nulos 4,6 milhões, brancos 2,4 milhões e 29,1 milhões de abstenções. “80.050 milhões não votaram em Dilma, entendeu a importância de votar?”, diz a peça. — Quanto mais gente votar, pior para Dilma. O governo não tem interesse em que diminua o percentual de brancos e nulos. Em 2010 ela foi eleita pelos votos brancos, nulos e abstenções. Quem não vota está contribuindo para deixar tudo como está — explica um dos coordenadores da campanha.

» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Vooz �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA