O movimento Jovens Advogados realizou na manhã desta quinta-feira (24) um protesto em frente à sede do Juizado Especial de Parnaíba, no Litoral do Piauí. Segundo um dos representantes da categoria Igor Cruz, o ato tem como objetivo chamar atenção da sociedade para a ausência de juízes nas varas cíveis da cidade.
“Esse juizado passa por um apagão há mais de três anos, pois temos colegas com sentenças que aguardam posicionamento de um juiz e até o momento não conseguiram resposta. Não por inercia da advocacia, mas por conta do Tribunal de Justiça que não dá condições de trabalho quando deixa de colocar um juiz para julgar as demandas”, reclamou.
Ainda de acordo com os advogados, a 1ª Vara Cível está desde o começo do ano sem juiz titular, nem regime de revezamento entre juízes substitutos.
Em nota, a categoria também denuncia que depois de bastante tempo na mesma situação a 2ª Vara teve um juiz nomeado em abril, mas desde então tirou três licenças médicas e um período de férias, deixando a Vara abandonada todo este tempo.
“No juizado especial que abrange as causas de menor complexidade, onde o andamento deveria ser mais célere, há processos com mais de três anos em tramitação sem julgamento e o titular nomeado pelo Tribunal de Justiça acumula cargo na Corregedoria Geral do TJ em Teresina”, afirmou Igor Cruz.
Um representante da Corregedoria do Tribunal de Justiça esteve no juizado conversando com os advogados, mas até a publicação da reportagem, não foi divulgado o resultado desta reunião.