Publicada em 01 de Julho de 2013 �s 13h56
Estão abertas as inscrições para o processo de adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE). Os cadastros serão realizados até o dia 15 de julho e todos os municípios podem participar.
O programa é uma iniciativa dos ministérios da Saúde e da Educação que objetiva estimular práticas de promoção de saúde e de prevenção de agravos e de doenças na comunidade escolar.
Alzira Lopes, técnica do Programa Mais Educação, na Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), explica como funciona o PSE. “Existem ações obrigatórias e outras que são opcionais. Cada município monta o plano adequado à sua realidade. Os secretários municipais de Educação e Saúde são os responsáveis por essa adesão”, frisa.
Programa Saúde na Escola
O Programa Saúde na Escola (PSE), Política Intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover o desenvolvimento pleno desse público, aproveitando o espaço privilegiado da escola para práticas de promoção, prevenção da saúde e construção de uma cultura de paz. A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é, portanto, fundamental para o Programa Saúde na Escola.
O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas brasileiras.
As inscrições podem ser realizadas através do