Publicada em 31 de Janeiro de 2013 �s 11h02
Termina nesta quinta-feira (31), o prazo para pagamento dos boletos dos agricultores para formalizar a adesão ao programa Garantia Safra. A adesão é voluntária e o agricultor familiar paga o correspondente a 1,25% do valor a receber que é de R$ 760,00, ou seja, ele paga R$ 9,50 para garantir o recebimento do benefício quando comprovado as perdas agrícolas nas culturas de feijão, milho, arroz, algodão e mandioca.
“A adesão é voluntária e nós temos uma meta de atender 100 mil adesões que foram inclusive solicitadas pelo Comitê Gestor do Garantia Safra. Essas cotas se transformam em adesões quando o agricultor paga o boleto. Esse auxílio garantido, tanto os agricultores quanto os movimentos sociais consideram essencial e necessário e todos têm uma visão muito positiva do programa, afinal, o auxílio vem quando ele mais precisa. O valor não resolve todo o problema, mas é um seguro de renda mínima e garante o recurso no momento de perda”, explicou José Antônio de Sousa Batista, consultor do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Com a meta para atender entre 100 e 112 mil agricultores, até o relatório de quarta-feira (30), já haviam 94.772 agricultores aderidos, de acordo com dados da Secretaria do Desenvolvimento Rural. “O Garantia Safra tem 169 municípios aderidos até o relatório de ontem. A Coordenação Estadual pediu ao Emater, que é parceiro, para fazer a inscrição de até 112 mil agricultores já que o Governo do Estado quer atender ao máximo de agricultores e esperamos ter atingido a meta”, finalizou o consultor.