A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) divulgou neste sábado (22) a apreensão 8 fracos de 50 doses, totalizando 400 doses, vencidas e armazenadas na geladeira de um comércio em Teresina.
A apreensão ocorreu durante fiscalização de rotina do órgão. Foi lavrado o termo de apreensão e de inutilização do material, com vencimento em janeiro de 2023.
O fiscal Márcio Chaves explicou que a vacina vencida não estimula a produção de anticorpos contra febre aftosa e por isso não protege os animais de contrair a doença.
"Seria o mesmo que aplicar nada, sendo lesado o consumidor e colocando em risco a agropecuária do estado já que se fosse vendida e utilizada os animais não estariam imunizados e desprotegidos da febre aftosa, doença que lutamos anos para termos a certificação internacional de livre com vacinação. Essa fiscalização demonstra a preocupação com as revendas e sua seriedade em sempre estar atenta até as pequenas coisas que podem passar despercebidas em muitos momentos", comentou o fiscal.
O flagrante ocorreu as vésperas do início da 1ª etapa de vacinação contra a febre aftosa 2023, previsto para maio.