Motoristas não respeitam a sinalização na Alameda Parnaíba em Teresina, qualquer hora do dia é possível flagrar a imprudência de quem passa pela via. Ontem foi um vigilante que foi atingido quando se deslocava de moto para o trabalho.
No enterro de Raimundo Mesquita, dor e revolta de parentes e amigos. Para Deusa Mesquita, irmã da vítima, com a morte do irmão a família está abalada. “Ele vai fazer muita falta para nós, deixou uma filha, a esposa, além de amigos e familiares. Foi muito triste a forma em que ele morreu”, disse emocionada.
O vigilante foi atropelado e morto por volta das 5h dessa quinta-feira (18) no bairro Marquês Zona Norte de Teresina. O veículo era conduzido pelo estudante Lucas Pinto de Sousa Amâncio, de 19 anos.
O velocímetro do carro do estudante parou em uma velocidade de 220km/h, a placa de sinalização no local indica que na Alameda Parnaíba o motorista deve trafegar a uma velocidade máxima de 40km/h, mas não é bem isso que acontece, bastam alguns minutos no local para observar que o limite de velocidade é desrespeitado.
Carlos Alberto ainda caminha com dificuldade, no início do ano ele ficou em baixo de um carro que estava estacionado e foi atingido por outro veículo que desceu a Alameda em alta velocidade. “A pancada foi tão forte que foi obrigado eu passar por uma cirurgia nas costas, para tirar um liquido que acumulou no local da pancada. Passei duas noites agonizando sem conseguir dormir”, falou o comerciante.
A alameda reta e de pistas largas, atrai jovens de carros potentes que durante a madrugada fazem rachas correndo o risco constante de provocar um acidente. Segundo os moradores da região, a Ponte Estaiada é o cenário dos rachas que acontecem nos finais de semana, os motoristas começam as disputas do lado Leste da cidade e terminam no lado Norte, atravessando a ponte em alta velocidade.
De acordo com Ricardo Borges, especialista em trânsito, por questões de comportamento dos condutores e falta de sinalização alguns motoristas acabam excedendo os limites de velocidade. “A engenharia de trânsito deveria pensar a ideia de limitadores de velocidade. Podemos ver que em outras avenidas que foram palco de rachas depois da instalação de equipamentos os motoristas deixaram de frequentar o local”, afirmou.
A Superintendência de Transito do Município afirma que está estudando mudanças na sinalização da Alameda. “Estamos providenciando a sinalização e devemos está colocando equipamentos para flagras motoristas que estejam em alta velocidade”, explicou Peng Yen Shiao, superintendente da Strans.