Publicada em 18 de Agosto de 2011 �s 22h40
Durante os seis meses em que a academia deverá permanecer na Praça dos Correios, a organização não governamental ONG Arte e Vida, responsável pelo programa, pretende atender gratuitamente cerca de três mil pessoas. Para para isso profissionais da área foram contratados para orientar os participantes durante a realização das atividades.
Em todo o Brasil o Programa Academia na Praça já conta com 30 unidades implantadas. Todas elas contam com equipamentos de musculação fabricados em aço inoxidável, instalados em uma área com tamanho entre 200 e 300 metros quadrados. Igualmente aos demais projetos implantados nos outros estados, em Teresina a aceitação popular está sendo bem satisfatória. Até está sexta-feira (19) existe a previsão do cadastro de 1.200 participantes.
Telmo Lima é coordenador de lançamento do programa. Ele viaja por todas as unidades, orientado os participantes e os profissionais que estarão trabalhando na academia. Telmo se mostrou surpreso com a repercussão e ainda com a faixa etária dos interessados. "Em outros locais são os jovens que formam filas para se inscrever, mas aqui em Teresina as pessoas da terceira idade estão fazendo bonito", disse.
A aposentada Rosenira Rosa de Sousa que mora no Dirceu I, é um desses exemplos. Ela tem 64 anos e nunca imaginou que um dia estaria entrando em uma academia. Rosenira foi uma das primeiras a se inscrever e afirma que apesar de muitos falarem da "preguiça" de continuar malhando ela não vai desistir. "Passo muito tempo parada e isso faz com que eu tenha muitos problemas de saúde. Na academia tenho certeza que vou resolver boa parte desses problemas que na sua maioria são causados pelo sedentarismo", conta.
O superintendente da SDU/Sudeste, Paulo Roberto Oliveira, destaca a importância do programa para a região do Grande Dirceu. Ele afirmou que a Prefeitura vai buscar apoio e novas parcerias para manter uma academia com o mesmo padrão no local. "Essa é uma ideia que deve ser abraçada por todos. Nós também estamos buscando recursos para instalar outras academias na região", afirmou.
O Programa Academia na Praça é realizado pela ONG Arte e Vida, com recursos obtidos através da Lei de Incentivo ao Esporte. Em Teresina o programa conta com o apoio da Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência de Desenvolvimento Urbano e da Fundação Companhia Siderúrgica Nacional. O senador Ciro Nogueira intermediou a parceria com a CSN.