A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) divulgou nota nesta terça-feira (19) para afirmar que "todas as ameças" relacionadas à Olimpíada Rio 2016 são "minuciosamente" apuradas, "em particular as relacionadas ao terrorismo". No documento, o serviço de inteligência brasileiro informa que "muitas" dessas "ameças" são descartadas, enquanto as que merecem "atenção" são "exaustivamente" investigadas.
Pouco antes de a Abin divulgar essa nota, o Palácio do Planalto informou que o presidente da República em exercício, Michel Temer, foi avisado pelo Gabinete de Segurança Institucional de que é falsa uma informação de um deputado francês de que um brasileiro, supostamente ligado ao grupo terrorista Estado Islâmico, estaria planejando um ataque durante o evento esportivo.
"Todas as ameaças relacionadas aos Jogos Rio 2016 estão sendo minuciosamente apuradas, em particular as relacionadas ao terrorismo. Muitas são descartadas e as que merecem atenção são exaustivamente investigadas", diz a nota da Abin divulgada nesta terça.
Na semana passada, após um motorista de caminhão atropelar uma multidão em Nice, na França, e matar mais de 80 pessoas, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Sérgio Etchegoyen, chamou a imprensa ao Palácio do Planalto para dizer que o governo fará uma "revisão" das medidas de segurança planejadas para os Jogos para encontrar "eventuais lacunas".
Ao divulgar a nota nesta terça, a Abin destacou que, em razão da "sensibilidade do tema", as ameaças aos Jogos são tratadas, "de forma integrada", pelos órgãos responsáveis pelo combate ao terrorismo.
"Os órgãos responsáveis pelo planejamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos reafirmam seu compromisso com a garantia integral da segurança de todos os presentes ao grande evento", acrescentou a agência no documento enviado à imprensa.
Veja a íntegra da nota da Abin:
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
GABINETE DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL
AGÊNCIA BRASILEIRA DE INTELIGÊNCIA
Todas as ameaças relacionadas aos Jogos Rio 2016 estão sendo minuciosamente apuradas, em particular as relacionadas ao terrorismo. Muitas são descartadas e as que merecem atenção são exaustivamente investigadas.
Devido à sensibilidade do tema, as ameaças são tratadas, de forma integrada, pelas unidades especializadas de enfrentamento ao terrorismo dos três eixos responsáveis pela Segurança dos Jogos Rio 2016 – Inteligência, Segurança Pública e Defesa.
Os órgãos responsáveis pelo planejamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos reafirmam seu compromisso com a garantia integral da segurança de todos os presentes ao grande evento.