Publicada em 10 de Junho de 2015 �s 11h37
De acordo com a Política Pública de Inclusão, toda escola deve aceitar matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais na sala de aula comum. Nesse sentido, a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), por meio do Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Piauí, Instituto de Educação Antonino Freire, promove, no dia 12 de junho, o I Encontro de Educação Inclusiva: Educar para a Cidadania.
O objetivo do evento é discutir com os professores a diversidade no universo escolar, bem como a efetiva inclusão dos alunos. Para a gerente de Formação e Gestão Escolar, Maria José Sales, os cursos oferecidos pelo Centro terão sempre o olhar voltado para a política de inclusão. “Neste curso, em especial, vamos falar para o professor da Educação Básica sobre a importância do processo inclusivo, tendo como foco sua postura em sala de aula. É preciso oferecer a oportunidade de discutir estratégias de inclusão”, afirma a gestora.
O I Encontro de Educação Inclusiva é aberto a professores da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino pertencentes à 4ª, 10ª, 18ª e 19ª Gerências Regionais de Educação (GREs). As vagas são limitadas e os interessados devem procurar as GREs para realizar as inscrições.
Segundo Claudia Martins, coordenadora do evento, a maioria dos professores possui algum problema de voz. Por isso, além da mesa redonda e oficinas, os participantes terão ainda a oportunidade de participar de palestra com a professora e fonoaudióloga, Manuela Luchesi Torres, sobre a voz como instrumento de trabalho do professor.
PROGRAMAÇÃO: 7:30 - 8:00 - Credenciamento dos Participantes e Entrega de Material
8:00 - Abertura do I Encontro de Educação Inclusiva: Educar para a Cidadania
10:30 - 12:00 - A voz como instrumento de trabalho do professor (a) Palestrante: Fonoáudióloga Drª. Manuela Luchesi Brazil Araújo Torres 12:00 – 13:30 - Almoço no local do evento 14:00 - 17:30 - Oficinas
Oficina 1 – Perspectivas de inclusão do aluno com surdez em sala de aula Oficina 2 – Perspectivas de inclusão do aluno cego ou baixa visão na sala de aula Oficina 3 – Perspectivas de inclusão do aluno com deficiência intelectual na sala de aula Oficina 4 – A diversidade e gênero nas relações sociais da escola Oficina 5 – Perspectivas de inclusão do aluno autista na sala de aula Oficina 6 – Contação de histórias em libras para crianças com surdez Oficina 7 – Prática de inclusão do aluno com altas habilidades/superdotação 18:00 - Encerramento