“Essa é a boa noticia que eu quero dar”, declarou Raimundo Neto. Segundo ele o estorturo do transformador da ETA (Estação de Tratamento de Água) ocorreu em virtude do curto-circuito na subestação 69, responsável pelo sistema elétrico da rede. Ele declarou que o curto-circuito foi na rede de alta tensão. “É quando a rede de alta tensão sofre a proteção as subestação causou um incêndio no transformador. O que nos estamos fazendo agora é colocar outro transformador em funcionamento com transmissão aérea de energia.” Declarou Raimundo Neto.
Ele disse que esse curto-circuito e a explosão do transformador acontecem normalmente nas indústrias, é o caso da Agespisa que é uma indústria de água.
“Aqui é uma indústria de produção de agua. Infelizmente isso aconteceu com a gente. Estamos desde ontem, desde o apagão que ocorreu em toda cidade, mas o segundo transformador de energia esta apito para funcionar, mas como o incêndio atingiu todos os cabos, nós tivemos que fazer uma rede aérea” falou Raimundo Neto adiantando que todo trabalho seja concluído até as 18 horas.
150 homens da Agespisa, Eletrobrás e CHEFS (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) estão trabalhando desde manha na recuperação do sistema elétrico da ETA no Distrito Industrial na Zona Sul de Teresina. O Curto circuito ocorreu as 20 horas de ontem.
A Agespia produz 235 milhões de litros de Água por dia em seu complexo de produção que inclui 3 estações de tratamento de agua. Com as ETAs e poços a Agespisa produz por dia em Teresina, 250 milhões de litros de agua.