Um jovem ator de 27 anos no papel de João Paulo II, uma religiosa com o hábito cinzento que toca guitarra, padres que dançam e cantam no palco: 1.500 pessoas aplaudiram na noite de quarta-feira, em Madri, um musical sobre a vida do papa falecido em 2005.
Com o título "Não tenhas medo", sacerdotes se deixam levar pelo ritmo pop. No total são 27 atores, 13 dançarinos, um coro de 13 cantores e uma orquestra de 18 músicos, todos de Cuenca, centro da Espanha.
Apresentado pela primeira vez em Madri por ocasião da visita de Bento XVI, o espetáculo conta a juventude de Karol Wojtyla na Polônia ocupada pela Alemanha nazista até sua eleição triunfante à liderança da Igreja Católica, em 1978.
"Como posso não tremer ante a grandeza da missão entregue em minhas humildes mãos", canta, na cena final, Inaki Serrano, um ator de 27 anos que desempenha o papel de Karol Wojtyla quando ele chega ao trono de São Pedro.
O musical, visto por 10.000 pessoas em toda a Espanha, está sendo apresentado, em Madri, no auditório do parque de atração.
O roteiro e as canções são assinados por uma jornalista de 25 anos, Agueda Lucas, que os escreveu a pedido de um religioso de Cuenca, Jose Antonio Fernandez.
"Queremos mostrar nossa afeição por João Paulo II", explica o sacerdote, de 42 anos.
A ode ao papa se desenvolve, em, boa parte, durante a ocupação nazista.
Numa das cenas, Karol Wojtyla conversa com seus amigos, quando estudante, sobre o pavor que as guerras inspiram. Numa outra, um amigo conta a ele como várias pessoas conhecidas morreram em campos de concentração.
Mas o roteiro se concentra na personalidade do papa e em sua vida íntima, como seu combate para superar a morte do irmão mais velho, a decisão de ir para o seminário e ainda seu amor pelo teatro.
"Quis evitar a política e me concentrar em valores positivos, universais, como a família e a amizade", justifica-se Agueda Lucas.
O público constituído de jovens, em maioria, parece apreciar, aplaudindo muito ao final.
"Não conheço muita coisa sobre a vida de João Paulo II. A partir de agora, eu o admiro ainda mais", comenta à saída Alejandro Pacheco, um estudante mexicano de 23 anos.
O papa "é um exemplo a ser seguido", entusiasma-se Inaki Serrano.
Após Madri, o espetáculo seguirá por outras cidades da Espanha, com os atores esperando apresentá-lo na cidade natal de João Paulo II, em Wadowice, no ano que vem.
"Vamos aonde Deus quiser", completa o padre Fernandez.
João Paulo II faleceu em 2005 aos 84 anos, após uma longa batalha contra o Mal de Parkinson.