Publicada em 30 de Abril de 2013 �s 13h57
A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, anunciou Medida Provisória assinada pela presidenta Dilma Rousseff permitindo o repasse de recursos destinados a ações de combate à seca de modo fundo a fundo. A medida atende solicitação feita pelo governador Wilson Martins à presidenta durante reunião da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste no dia 2 de abril, em Fortaleza (CE). O anúncio da ministra foi feito durante entrevista coletiva realizada pouco antes da abertura do evento "Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitos", que acontece durante todo o dia de hoje (30), em Teresina.
Os estados que estão com suas contas em dia receberão os recursos fundo a fundo, sem intermédio de instituições repassadoras (como os bancos federais). "Vamos reduzir a burocracia. O recurso será repassado de forma mais célere que nos casos de convênios, por exemplo", afirmou a ministra Ideli Salvatti.
No Piauí, 203 municípios tem decretos de emergência assinados em função da seca. Destes, 198 são reconhecidos pelo Governo Federal.
"Essa é uma medida que vai beneficiar diretamente as pessoas que hoje são atendidas pela rede de proteção social montada a partir da parceria entre Governos Federal, Estadual e municípios. Essas pessoas tem pressa e os recursos vão chegar mais rápido, podendo ser aplicados de forma mais urgente e eficiente", disse o governador Wilson Martins, ressaltando que, apesar da gravidade da seca que se estende desde 2012, essa rede de proteção social tem permitido a redução dos efeitos da estiagem.