De forma rápida e inesperada, o primeiro suplente do senador cassado Demóstenes Torres tomou posse na manhã desta sexta-feira (13) no plenário do Senado, assim que foi aberta a sessão. Wilder Pedro de Morais (DEM-GO) assinou o termo de posse e fez o juramento previsto no regimento interno da Casa.
Prometo guardar a Constituição Federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de senador que o povo me conferiu e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil", afirmou.
A posse de Wilder surpreendeu os próprios senadores. Segundo a Agência Senado, ele ligou hoje cedo para os integrantes da Mesa, comunicando que estava em Brasília e que desejava tomar posse. O 4º secretário, senador Ciro Nogueira (PP-PI), conduziu a rápida cerimônia de posse.
Assistiram o juramento os senadores Roberto Requião (PMDB-PR), Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e Ana Amélia (PP-RS). Encerrada a cerimônia de posse, o novo senador retirou-se do plenário em direção à chapelaria.
Com a cassação de Demóstenes Torres, Wilder terá mais seis anos e meio de mandato. O nome parlamentar adotado pelo novo senador será Wilder Morais.