Em busca da valorização da cultura negra no município de Esperantina foi realizada, nessa sexta-feira (06), a solenidade de abertura da III edição da Caravana da Juventude Quilombola. O evento traz palestras e oficinas e segue suas atividades nos dia 7 e 8 de julho, quando serão apresentados os resultados das oficinas.
Para o coordenador da Juventude, Plínio Dumont ", o Governo do Estado do Piauí empenha-se em fortalecer as raízes negras da população. Através das palestras e oficinas encontraremos novas perspectivas para a população quilombola do Piauí, afirma.
Na abertura da caravana aconteceu ainda apresentações de quadrilhas, grupos culturais e a apresentação do grupo Coisa de Nêgo. Estiveram presentes representantes do poder público municipal e sociedade civil organizada.
Oficinasde penteado na Caravana Quilombola em Esperantina(Foto: Divulgação)De acordo com o representante do grupo cultural Coisa de Nêgo, Gilvano Quadros, esse projeto é um resgate da cultura afro, desenvolvido através das atividades realizadas na Caravana da Juventude Quilombola. " Estamos disseminando em todo o estado a força da cultura negra. A equipe executora do evento espera um sucesso de público e troca de informações , através dos debates e palestras", pontua.