Foi lançada hoje a 16º edição da Marcha da Cidadania Contra a Corrupção e pela Vida, uma iniciativa que vai fiscalizar as ações do governo em Teresina e mais dez cidades do Piauí. O grupo irá vistoriar se obras que foram efetivadas foram realmente concluídas, se há acesso à informação e verificar a aplicação do plano de governo apresentado á Justiça Eleitoral.
A Força Tarefa Popular, organizadora da Marcha, realizou um ato na manhã desta quinta-feira (17) na Praça da Liberdade, no Centro de Teresina ,para marcar a largada da caminhada. A marcha irá percorrer as cidades de Picos, Dom Expedito, Ipiranga, Inhuma, Valença, Elesbão Veloso, Passagem Franca, Barro Duro, Monsenhor Gil, Demerval Lobão e termina na capital, Teresina.
O objetivo da marcha é verificar se os planos de governo dos prefeitos eleitos estão sendo efetivados durante a gestão. Serão vinte dias percorrendo as onze cidades. O primeiro município visitado será Picos, a 314 km de Teresina. A marcha seguirá o seguinte cronograma:
Picos - Dia 18 de julho;
Dom Expedito - Dia 19 de julho;
Ipiranga - Dia 21 de julho;
Inhuma - Dia 23 de julho;
Valença - Dia 25 de julho;
Elesbão Veloso - Dia 27 de julho;
Passagem Franca - Dia 29 de julho;
Barro Duro - Dia 31 de julho;
Monsenhor Gil - Dia 1 de agosto;
Demerval Lobão - Dia 3 de agosto;
Teresina - Dia 6 de agosto;
“Primeiro, a gente quer reforçar que tudo o que estamos fazendo, qualquer cidadão pode fazer”, disse o coordenador da Marcha contra a Corrupção, o advogado Arimateia Dantas. Segundo Arimateia, o projeto requisitou à Justiça Eleitoral o plano de governo de todos os municípios que serão visitados. “Vamos conversar com a sociedade e analisar a ação da gestão”, explicou.
Arimateia Dantas disse ainda que em anos anteriores foram detectadas pela Marcha diversas situações de obras que estavam concluídas apenas no papel. “Ruas que estavam sendo construídas que foram [dadas como] concluídas, escolas que foram feitas, postos de saúde. Temos muita coisa para mostrar”, disse.