A 12ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi), que tem com tema “Quem não lê não vê”, foi aberto oficialmente nesta às 19h desta sexta-feira (30). O evento foi acontece no Espaço Cultural Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (Uespi).
Nesta edição o Salão do Livro homenageia o teatrólogo José Gomes Campos e lembra ainda o centenário de morte de Augusto dos Anjos. Segundo o professor Kássio Gomes, presidente da Fundação Quixote, o evento ganha destaque por conta da participação popular. “Podemos perceber a presença maciça das universidades, e das escolas públicas. Com essa participação nos tornamos uma das maiores feiras literárias do País”, contou o professor.
Amaurir César foi um dos que participou da feira. Para ele, o evento é importante para incentivar a área da educação. “Aqui nós despertamos a vontade da leitura e de estudar cada vez mais. Esta é a segunda vez que participo e pretendo vir sempre”, disse o estudante.
A dupla Lucas e Iasmim Albuquerque foram ao Salão do Livro em busca de um bom libro de histórias infantis . “Aqui é bom porque encontro todos os livros. Agora encontrei um bem interessante e quero fazer uma boa leitura”, afirmou a criança que falou como gente grande.
Paralelo ao Salão acontece o Seminário Língua Viva, com palestras de grandes nomes do universo acadêmico e cultural, como Laurentino Gomes, que fala sobre seu novo livro; o americano Alexis Levitin, falando sobre poesia; e a também americana Sheryl Germain, falando sobre o panorama da poesia americana atual.
A programação inclui ainda música e dança. No palco Marcus Peixoto se revezarão bandas como Fullreggae, Validuaté, Marlon e os Brandos, Cochá e A Trupe. E no Palco de Danças se apresentarão grupos de toda cidade, contemplando os mais diversos estilos.